Puc-Rio
Departamento de Artes e Design


DESIGN E EXPANSÃO DOS SENTIDOS
DSG1411

Prof. João Bonelli

joao-bonelli@puc-rio.br

 

Link para o Google Meet  (teleconferência):https://meet.google.com/dju-hktk-uru

 

Ementa da disciplina

O digital no desenvolvimento de projetos de design de emoção e design afetivo. Periféricos digitais de entrada e saída que expandem/ampliam/distorcem os sentidos humanos (visão, audição, olfato, tato, paladar). Ambientes de imersão. Ilusão. Novas formas de expressão e comunicação no virtual. Sensores e robótica.

Blog

Cada aluno deverá criar um blog e registrar lá o seu progresso durante o curso.

 

Avaliação G1

Pesquisar, apresentar e criticar um projeto de Design de Mídia Digital onde haja uma relação notável entre design e os sentidos. Criticar falhas ou deficiências na situação pesquisada e sugerir alternativas ao partido adotado. Trabalho individual. Apresentação oral com material de apoio no blog.

 

Avaliação G2

Desenvolver um projeto de design de mídia digital que explore a expansão dos sentidos de maneira inovadora e original. Trabalho em equipes de no máximo 3 alunos. Apresentação no blog.

 

Critérios de avaliação:

G1
Assiduidade / pontualidade / participação: 1/10
Trabalhos: 3/10
Design e implementação do blog: 1/10
Trabalho G1: 5/10 (Coerência, relevância, inovação, originalidade, representação)

 

G2
Assiduidade / pontualidade / participação: 1/10
Trabalhos: 3/10
Design e implementação do blog: 1/10
Trabalho G2: 5/10 (Coerência, relevância, inovação, originalidade, representação)

Blogs dos alunos

Bibliografia

Links

Aula 1
Dia 28/8

Apresentação da disciplina

 

Tarefa para a próxima aula: Trabalho 1

1. Criar um blog

2. Enviar um email com o titulo "BLOG DSG1411" para joao-bonelli@puc-rio.br. No corpo do email incluir o link (URL) do seu blog e o seu nome completo.

3. Escrever no seu blog sobre a relação entre os varios campos de atuação do design e os seus 5 sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Como os seus sentidos são afetados pelas várias àreas de atuação do design? Usar imagens, vídeos ou links como exemplo.

Aula 2
Dia 4/9

Apresentação e discussão sobre o trabalho 1

Aula 3
Dia 11/9

Os sentidos no design de mídia digital

1. Visão
> O Pixel
> A imagem digital em movimento
> Estereoscopia 3D
> Holografia
> Lenticular

2. Audição
> Audio Digital
> Audio Stereo e Surround

Aula 4
Dia 18/9

Os sentidos no design de mídia digital (cont.)

3. Tato
> Teclado e mouse
> Interfaces tangíveis

4. Olfato

5. Paladar

 

Interfaces Físicas
Sensores e interação humano-computador


Aula 5 (Atividade Asíncrona - Não haverá Google Meet nesse dia)
Dia 25/9

Trabalho 2:
Ler e analisar um dos textos abaixo:

1. MCLUHAN, Marshall. Understanding Media: The Extensions of Men - Cap. 1: The Medium is The Message. Link

2. WEISER, Marc. The world is not a desktop. Link

3. FUKS, Hugo, ENDLER, Markus, VITERBO, José e FILIPPO, Denise. Sistemas Colaborativos - cap. 18: Mobilidade e ubiquidade para colaboração. Link

4. HARARI, Yuval Noah. 21 Lições Para o Século 21. Capítulo 5: Os Humanos têm Corpos. Link

Publicar no seu blog reflexões sobre as idéias do texto. Estabelecer relações entre os pensamentos do texto e a sua visão de design de mídia digital.

Aula 6
Dia 2/10

Apresentação do trabalho 2 e discussão

 

Tarefa para a próxima aula:
Trabalho 3 - Registrar no blog o desenvolvimento da sua pesquisa para a apresentação G1.

Aulas 7 e 8
Dias 9 e 16/10

Apresentação e discussão sobre o trabalho 3 - acompanhamento dos trabalhos G1

Avaliação G1
Dia 23/10

Pesquisar, apresentar e criticar um projeto de mídia digital onde haja uma relação notável entre design e os sentidos. Criticar falhas ou deficiências na situação pesquisada e sugerir alternativas ao partido adotado. Trabalho individual postado no blog. Responder as questões:

O que
O que é o projeto, para que serve, o que ele faz.

Porque
Qual a importância desse projeto, por que ele chamou a sua atenção.

Como
Como funciona, especificações técnicas.

Modificações
Criticar eventuais falhas ou deficiências na situação pesquisada e sugerir alternativas ao partido adotado.

Aula 10
Dia 30/10

Tópicos em Design e Expansão dos Sentidos

. Ubiquidade computacional

. Realidade virtual

. Realidade aumentada 

. Tecnologias vestíveis

Aula 11
Dia 6/11

Tópicos em Design e Expansão dos Sentidos (cont)

. Biomimetics

. Bio Art

. Surveillance

. Telemedicina

. Data visualization

Tarefa para a próxima aula:
Trabalho 4 - Elabore uma reflexão crítica sobre um dos tópicos apresentados

Aula 12
Dia 13/11

Apresentação e discussão sobre o trabalho 4

 

Centros de pesquisa e desenvolvimento de projetos relacionados a Design Digital e Expansão dos sentidos.

1. MIT Media Lab

2. NYU ITP

3. ECAL

4. ENCSI Les Ateliers

5. Visgraf IMPA

5. NANO UFRJ

 

Tarefa para a próxima aula:
Trabalho 5 - Registrar o desenvolvimento do seu projeto no blog

Aulas 13 e 14
Dias 27/11 e 4/12

Apresentação e discussão sobre o trabalho 5 - Acompanhamento e desenvolvimento dos projetos G2

Avaliação G2
Dia 11/12

Desenvolver um projeto de Design de Mídia Digital que explore e utilize os sentidos de maneira inovadora e original.

Trabalho em equipes de no máximo 3 alunos. Apresentação no blog.